domingo, 29 de janeiro de 2012

4ºH e 4ºI na Oficina MEL

     Esta semana as turmas do 4ºH e do 4ºI foram à Oficina MEL ter uma aula diferente na biblioteca da EB1 c/JI de Atalaião. Através da apresentação de um powerpoint e de atividades interativas aprenderam os graus dos adjetivos. Todos os alunos poderam experimentar o quadro, realizando jogos e uma aula da Escola Virtual. Os alunos divertiram-se, aprenderam e mostraram entusiasmo na exploração das potencialidades do quadro interativo. 



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Um passeio no rio Tejo

     Os alunos do 4ºD (EB1 c/JI de Assentos) estão a estudar os rios e as serras de Portugal e aproveitámos o tema para escrever um texto coletivo a partir do título: "Um passeio no rio Tejo".


UM PASSEIO NO RIO TEJO

     Num belo dia de verão, a família Antunes resolveu fazer um passeio de barco no rio Tejo. Saíram de casa muito cedo e os gémeos, João e Simão, estavam ansiosos e entusiasmados porque era a primeira vez que iam viajar de barco.
     À chegada ao porto de Lisboa, a família Antunes embarcou num veleiro. Foram para uma das pontas do veleiro e ouviram:
     - Senhores passageiros vamos dar início ao nosso passeio. Primeiro iremos navegar junto às margens para observar alguns monumentos. Ao meio dia será servido o almoço. Desejo-vos uma boa viagem.
     À medida que o veleiro andava, os gémeos tiravam fotografias e gritavam entusiasmados:
     - Olha, pai, a Torre de Belém! E o Padrão dos Descobrimentos!
     - Sim, meninos. Não é preciso gritarem tanto. Vejam como a nossa cidade é linda e a vista é maravilhosa. - disse o pai.
     - Venham! Vamos almoçar! - afirmou a mãe.
     Depois do almoço regressaram a Lisboa e desembarcaram em Cascais.
     A família Antunes voltou para casa e os gémeos estavam muito felizes porque a sensação de navegar no veleiro pelo rio Tejo foi fabulosa.
     O Simão e o João já sonhavam com a próxima viagem... Quem sabe não iriam ver os golfinhos ao rio Sado?

André, Inês, Joana e Madalena

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

PNL - "A festa de anos"

Os alunos do 2ºC e 2ºD (EB1 c/JI de Assentos) leram e exploraram a obra "A festa de anos" da escritora Luísa Ducla Soares.
1º - Anteciparam oralmente o conteúdo da história perante o título e a ilustração da capa
2º - Aprenderam a identificar os elementos paratextuais da capa, contracapa e lombada

3º - Ouviram e leram a história
4º - Realizaram uma ficha de compreensão, na qual escreveram um texto para responder à pergunta da autora "Que bicho nasceu de lá? És capaz de adivinhar?"




5º - A avestruz Catrapus ensinou aos alunos "O que são antónimos?"

4ºD na Oficina MEL

             No dia 11 de janeiro, o 4ºD visitou a sala das Oficinas na EB1/JI de Assentos e teve uma aula diferente sobre o grau comparativo dos adjetivos no quadro interativo. Todos tiveram a oportunidade de experimentar o quadro, viram um powerpoint sobre o tema, realizaram uma atividade da Escola Virtual e elaboraram uma ficha que, primeiramente, prepararam no quadro. Esta foi uma aula diferente de Língua Portuguesa, que foi do agrado dos alunos!



terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Jornal de Parede - MEL/MIL

     O Jornal de Parede - MEL/MIL é fruto do trabalho de articulação entre as Oficinas. Assim, na EB1 c/JI de Atalaião, os alunos já podem ver alguns dos seus trabalhos e informações, bem como o regulamento do concurso "Às voltas com a escrita" e os "Desafios MIL" mensais.
     Este Jornal de Parede tem como objetivo dar a conhecer à população escolar as atividades MEL e MIL.


  

4ºI na Oficina MEL

No dia 5 de janeiro, na EB1 c/JI de Atalaião, a turma I do 4º ano foi à oficina MEL. Apesar de ser um local de apoio a alunos com dificuldades na disciplina de Língua Portuguesa, são muito importantes estas sessões abertas a todo o grupo. Assim, lemos a história "Quando Martinho teve vontade de fazer xixi na noite de Reis", que foi ponto de partida para atividades relacionadas com o Dia de Reis.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012